Correio Popular Notícia



ESPECIAL
Ji-Paraná terá 100% de saneamento básico

Data da notícia: 10/08/2013
Foto:

(Josias Brito) Com mais de 110 mil habitantes, o município de Ji-Paraná será beneficiado em 100% de eficácia com a construção da rede de esgotamento sanitário. O Projeto de Macrodrenagem é uma das iniciativas que farão parte do projeto, com a qual o executivo municipal vai canalizar todos os igarapés e construir galerias pluviais no perímetro urbano. Esta é uma das quatro grandes frentes do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo elaborado desde o início da gestão do prefeito Jesualdo Pires e é considerado uma das maiores prioridades para a cidade.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/201310-151.jpg[/IMG] As obras darão condições dos moradores ligarem o esgoto diretamente na rede de coleta. "Vejo esta ação como um grande avanço pelo fato de toda a área do município se tratar de uma região com solo arenoso", ressaltou o diretor presidente da AGERJI (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná), Clederson Viana Alves.
Segundo Clederson Viana, o município já tem um projeto para ampliação e melhoria do fornecimento de água com um contrato de R$ 38 milhões que deverá ser licitado ainda neste ano e, ainda está habilitado em R$ 179 milhões para obra de esgoto, que já está no Ministério da Cidade, aguardando decisão, que deve sair nos próximos dias. ?Esta obra atenderá tanto o município de Ji-Paraná como também os distritos?, lembrou o diretor.
O prazo para obra será de três anos, a partir da liberação da ordem de serviço. Clederson lembra que se contar o prazo de assinatura do contrato e licitação, pode aumentar para cinco anos o prazo previsto para execução da obra em Ji-Paraná. Depois tem o resíduo solido, que está sendo feito projeto para ser licitado ainda neste ano para inicio das obras. ?Com estas obras, fecha-se o ciclo da macrodrenagem em Ji-Paraná, um projeto que vem sendo elaborado pelo prefeito Jesualdo Pires e pelo vice-prefeito Marcito Pinto desde do inicio da gestão?, ressaltou o diretor da Agerji.
O vice-prefeito e secretário do Planejamento de Ji-Paraná, Marcito Pinto disse que a Audiência Pública que acontecerá no dia 16/08, no auditório da Câmara de Vereadores, tem por objetivo cumprir uma etapa, que já vem de longa data, que é a macrodrenagem. ?Fizemos um projeto para macrodrenagem e faz parte do plano municipal de saneamento básico?, frisou.
Conforme Marcito, a audiência é uma etapa para validar o saneamento básico. ?A macrodrenagem é um projeto para resolver o problema de água de chuva em Ji-Paraná, que prever a canalização de todos os igarapés e a implantação de tubos em toda a cidade?.
Márcito lembra que o projeto foi elaborado, colocado em consulta pública e precisa que a população valide o mesmo para depois ocorrer a execução. ?A validação técnica já foi feita pela Secretaria de Planejamento e na audiência iremos fazer a validação popular, a partir dai a parte de drenagem e macrodrenagem estão prontos para seguir para a próxima etapa que é a busca de recursos?, frisou
RECURSO ? O vice-prefeito destaca que após a audiência, irá colocar o plano nas mãos da bancada federal, que através do senador Acir Gurgacz, pretende conseguir o recurso estimado de 206 milhões para execução da obra. ?Estamos apresentando uma minuta e depois da audiência será apresentado o plano, com o projeto e ata da audiência. O valor aproximado pode aumentar ou diminuir. Depois de pronto e arrumado o dinheiro, será feito o projeto executivo?, lembrou.
Para Clederson Viana, com este projeto fecha-se o quarteto do saneamento básico em Ji-Paraná. De acordo com o diretor da Agerji, o município já tem em andamento a ampliação do abastecimento de água, tem o esgoto que será executado em breve em Ji-Paraná, com investimento privado via CAERD (Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia) e agora terá a drenagem que esta saindo e o plano de resíduo solido. ?Hoje nós estamos na faixa dos 5% dos municípios brasileiros que irão fechar o quarteto do saneamento básico que é água, esgoto, lixo e drenagem. Todos eles estão em andamento?, concluiu Clederson.
O vice-prefeito Marcito destaca que aprovado este projeto, a macrodrenagem se juntará aos outros e formaram o Plano Municipal de Saneamento Básico. ?A macrodrenagem é muito importante, pois no município existem muitas minas, o solo é muito arenoso e quando chove, tem alguns bairros que se desconfiguram as ruas e, tendo a macrodrenagem, acaba o problema. A obra é de suma importância para nós, para nossa qualidade de vida, inclusive ajudará no combate aos problemas de saúde?, destacou.

Fonte:






Noticia vista 1741 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.